«Blackwater», de Michael Mcdowell
Blackwater é a história de uma família e os rios que moldam as suas vidas.
Quando as cheias mergulham Perdido, uma vila no sul do Alabama, numa atmosfera sombria e ameaçadora, os Caskeys, a família mais rica e importante do lugar, têm de fazer face à catástrofe.
Um retrato realista de um universo em que o sobrenatural brilha no escuro e misterioso Alabama do século XIX.
A Cheia – Blackwater 1
Na manhã do Domingo de Páscoa, em 1919, Oscar Caskey e o seu criado Bray seguem lentamente num pequeno barco a ramos por Perdido, no Alabama, uma vila devassada pelas cheias. Ao passar ao largo do Hotel Osceola, que deveria estar vazio, Oscar vislumbra uma mulher num dos quartos. É alta, magra, de tez pálida e muito bonita. Chama-se Elinor Dammert e diz ter estado a dormir aquando da evacuação do hotel. E assim começa a saga de uma pequena vila e da mulher desconhecida que lá chega — à primeira vista, é generosa, encantadora, e parece decidida a ficar em Perdido e a casar-se com Oscar Caskey, o primogénito da família mais importante daquele lugar… mas, na sua vida secreta, as coisas são bem diferentes. |
|
A Barragem – Blackwater 2
Perdido recupera das cheias, mas a construção da barragem traz imprevistos: há correntes caprichosas, desaparecimentos inexplicáveis e trabalhadores a incomodar os habitantes. Entretanto, a matriarca dos Caskeys, Mary-Love, vê as maquinações de Elinor, a sua estranha nora, superarem as dela. Mas se a luta entre estas mulheres está apenas a começar, tudo pode acontecer: artimanhas, alianças inesperadas e sacrifícios. É que, em Perdido, as mudanças vão ser grandes e as consequências, irreversíveis.
«Michael Mcdowell: meu amigo, meu mestre. És fascinante, aterrador, simplesmente genial.» Stephen King
|
|
A Casa – Blackwater 3Já estamos em 1928 e não há dúvidas: o clã Caskey desmorona por causa da guerra entre Mary-Love e Elinor. E é na casa desta, a maior da vila, onde vive com Oscar, por entre sombras e recantos, que outras crises - conjugais e existenciais - se desenrolam. As consequências ultrapassam tudo o que a nossa imaginação alcança… E as piores memórias não param de rondar a família, para a enredar mais e mais. |
|
A Guerra – Blackwater 4
A guerra acabou, e viva a guerra! Uma nova era começa para o clã Caskey: finalmente, Elinor parece poder reinar como queria. Os inimigos de ontem vão ser os novos amigos de amanhã e há mudanças de onde menos se esperava. O conflito na Europa trouxe novo sangue a Perdido. Homens chegam e partem como marionetas nas mãos dos Caskeys e não sabem, claro, que as suas vidas estão presas por um fio.
«Uma mistura de Stephen King com Gabriel García Márquez. Absolutamente viciante.» The New York Times |
Sobre o autor
Doutorado em Literatura, Michael McDowell (1950-1999) é autor de 30 livros e cocriador dos míticos Beetlejuice e O Estranho Mundo de Jack, de Tim Burton. Com Blackwater, série agora redescoberta pelos leitores e que se tornou um êxito de vendas em vários países, Michael McDowell conseguiu juntar o melhor da saga familiar num universo em que o sobrenatural brilha no escuro e misterioso Alabama do início do século XX.