Sobre o Grupo Editorial Presença

A Editorial Presença foi fundada a 30 de maio de 1960 por Francisco da Conceição Espadinha, um leitor apaixonado e compulsivo, decidido a construir uma editora. Frequentador assíduo da Livraria Barata associa o livreiro António Barata ao seu projeto.

Em 1973, Francisco da Conceição Espadinha convida Manuel Aquino para integrar a Presença, vindo a tornar-se seu sócio e Administrador do Grupo.

O nome da editora surgiu a partir de uma inspiração que o fundador considerou apropriada por evocar o universo literário, devido ao movimento cultural dos presencistas, em torno da revista Presença.

A década inaugural de 1960 foi marcada pela publicação de teatro e de ensaio. A imagem da editora fica ligada a essa vertente inovadora. O primeiro livro a ser publicado foi Kean, uma peça de teatro, do filósofo francês Jean-Paul Sartre. Samuel Beckett foi também lançado nessa época.

Nos anos 60 e 70, a Presença publicou sobretudo ensaios de autores como Umberto Eco, Norberto Bobbio, Deleuze, Durkheim, Max Weber, Marcel Prelot, Eric J. Hobsbawm, Nicola Abbagnano, Anthony Giddens, Kafka e Friedrich Engels, privilegiando também a ensaística portuguesa, através de autores como Eduardo Lourenço, Vasco Graça Moura e Hernâni Cidade. Nessa altura, a Presença também publicou poesia portuguesa do século XX, com livros de Ruy Belo, João Miguel Fernandes Jorge, Daniel Filipe e Ruy Cinatti.

Na década de 1980 dá-se o aparecimento de autores portugueses com grande aceitação junto do público, como Oliveira Marques, Magalhães Godinho, António Alçada Baptista, com a publicação de Os Nós e Os Laços, e David Mourão-Ferreira, com o seu célebre romance Um Amor Feliz.

A partir da década de 90 observou-se uma viragem na orientação editorial da editora passando a publicar sobretudo ficção, entre outros géneros literários. Em 1995 foi criada a coleção «Grandes Narrativas», que se iniciou com O Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder.

Hoje apresenta um catálogo variado, com um leque de autores de referência, como J.K. Rowling, Ken Follett e Suzanne Collins, entre nomes vencedores do Prémio Nobel, tais como Orhan Pamuk; Doris Lessing; Imre Kertesz; Günter Grass; Nadine Gordimer; Octávio Paz; Jean Paul Sartre; François Mauriac e Luigi Pirandello.

A Editorial Presença destaca-se entre as principais editoras nacionais, com mais de 100 novos títulos por ano. O sólido compromisso com a difusão da literatura é uma das razões por que tem vindo a publicar alguns dos mais notáveis autores contemporâneos, apostando também na divulgação de novos valores da ficção portuguesa.

O trabalho que tem vindo a desenvolver com parceiros internacionais, numa permanente concretização de projetos inovadores, inclui, no âmbito da ficção, obras que vão desde o romance, à literatura policial, fantasia, e à literatura infantojuvenil. Na área da não-ficção, destaca-se o ensaio, as obras de orientação pedagógica e os guias práticos.

O selo de identidade e independência reconhecido a Francisco da Conceição Espadinha pelos seus pares e a capacidade de adaptação explicam a longevidade da editora que em 2020 completou 60 anos.

A Editorial Presença cresceu por via de um esforço coletivo e é hoje um grupo editorial, composto pelas chancelas Presença, Marcador, Manuscrito e Jacarandá, ocupando uma posição cimeira no mercado editorial. Com mais de 3 000 títulos disponíveis no seu diversificado catálogo, o objetivo último desta editora é contribuir para o enriquecimento cultural dos portugueses e fomentar «o gosto pela leitura».

 

Sobre a Presença

A Presença é uma chancela do Grupo Editorial Presença.


Destaca-se entre as principais editoras nacionais, com mais de 100 novos títulos por ano, ocupando uma posição cimeira no mercado editorial. O sólido compromisso com a difusão da literatura é uma das razões por que tem vindo a publicar alguns dos mais notáveis autores contemporâneos, apostando também na divulgação de novos valores da ficção portuguesa.


O trabalho que tem vindo a desenvolver com parceiros internacionais, numa permanente concretização de projetos inovadores, inclui, no âmbito da ficção, obras que vão desde o romance, à literatura policial, fantasia e à literatura infantojuvenil. Na área da não-ficção, destaca-se o ensaio, as obras de orientação pedagógica e os guias práticos. Hoje apresenta um catálogo diversificado, com um leque de autores de referência como J. K. Rowling, Ken Follett, Suzanne Collins e Orhan Pamuk, entre muitos outros.


Com mais de 2 000 títulos disponíveis no seu diversificado catálogo, o objetivo último desta editora é contribuir para o enriquecimento cultural dos portugueses e fomentar «o gosto pela leitura».

 

Sobre a Marcador

A Marcador é uma chancela do Grupo Editorial Presença.


Na Marcador somos provocadores da leitura, generalistas na abordagem, especialistas nas escolhas, obsessivos pela qualidade, inovadores por natureza, ousados na comunicação, determinados pelo talento, orgulhosos dos nossos livros, dedicados aos nossos autores e apaixonados pela edição.

Marcador: sempre na página certa!

 

Sobre a Jacarandá

A Jacarandá é uma chancela do Grupo Editorial Presença.

 

Ler é crescer folha a folha e, por isso, apostamos num catálogo no qual a componente didática é a nossa prioridade.

Propomo-nos levar às crianças o gosto pelo livro, através de histórias reais ou imaginativas, imagens apelativas, novas texturas, desafios criativos, jogos para
partilhar ou para entreter, e atividades que ajudem a desenvolver a concentração, a motricidade fina, a coordenação olho-mão, a resolução de problemas e a criatividade.


Introduzir o livro desde os primeiros anos de vida é o nosso maior desafio. Queremos que este faça parte do quotidiano das crianças, que seja um objeto cativante e que, a cada página, abra um novo universo, dando asas à imaginação.

 

Sobre a Manuscrito

A Manuscrito é uma chancela do Grupo Editorial Presença.


Informar, entreter, inspirar e mudar o mundo, livro a livro, página a página. A Manuscrito é uma editora vocacionada para a publicação de autores e temas portugueses. Com criatividade e paixão, acreditamos que ler é partir numa viagem onde a chegada ao destino é sempre única – e muitas vezes transformadora.

Com um catálogo generalista, mas sempre focado nos interesses, tendências e preocupações dos portugueses, a Manuscrito dá destaque a áreas tão variadas e importantes como a psicologia, história, romance, família, saúde e bem-estar.

Com cerca de 40 novos títulos todos os anos no mercado, trabalhamos todos os dias ao lado dos nossos autores para provar que cada página em branco é o início de uma nova aventura.