Carrinho

Maria Palha

Maria Palha

Maria Palha formou-se em Psicologia no ISPA em 2005. Mais tarde, especializou-se em Terapia pela Arte, em Teatro do Oprimido no Centro Augusto Boal, e em Empreendedorismo  Social pelo IES/INSEAD.

Desde 2006 que viaja pelo mundo a criar e implementar programas de saúde mental em contexto de crise. Começou por Moçambique, onde trabalhou no Hospital Central de Maputo, e logo se candidatou aos Médicos Sem Fronteiras. Desde então, tem vindo a trabalhar com esta organização, sempre em contextos de crise humanitária. Começou pelo Zimbabué, apoiando pacientes com HIV-sida, e passou depois por contextos de guerra como a Líbia (2011), a Síria (2013), a Ucrânia (2014) e o Sudão do Sul (2014).

Com os Médicos Sem Fronteiras, deu também assistência em situações de catástrofe natural – esteve no terramoto da Turquia (2011) e nas cheias do Brasil (2010), e deu apoio pós-guerra  em Caxemira (2012) e no Camboja (2015).

Atualmente está sediada em Portugal, onde trabalha como consultora de programas de impacto social, dá formação em diversas áreas e presta apoio psicológico à população portuguesa.

Ver todos os artigos