Carrinho

Eunice Maia

Fundadora da Maria Granel (2015), a primeira zero waste store e mercearia biológica a granel em Portugal, foi pioneira no nosso país na introdução do conceito zero waste aplicado ao consumo e ao lifestyle. Tem contribuído com o seu exemplo e a sua missão para a sensibilização da sociedade para o impacto negativo do plástico, partilhando, através de palestras, consultoria, workshops, conversas e outros eventos com convidados nacionais e internacionais, alternativas sustentáveis para a redução do desperdício. A promoção destas iniciativas tem sido decisiva para a formação e crescimento de uma comunidade consciente e muito ativa em torno deste estilo de vida. Foi ainda graças à sua iniciativa que o livro Zero Waste Home, de Bea Johnson, foi traduzido e publicado em Portugal. É a autora do prefácio da edição portuguesa.

Recebeu o prémio nacional Terre de Femmes 2019, da Fundação Yves Rocher, que reconhece todos os anos mulheres que se destacaram pelo seu trabalho para a preservação da biodiversidade. A distinção destacou o mérito do seu «Programa Z(h)ero», um projeto educativo ambiental destinado a escolas e a outras instituições, que colabora com estas entidades para as ajudar a adotar gestos e práticas com menor impacto.


É ainda consultora e oradora na área da sustentabilidade (redução de desperdício e tendências do mercado na área do consumo consciente, low impact, zero waste ).

Ver todos os artigos