CONCURSO ESCOLAR

DESENHA O GRUFALÃO // DESENHA O WALLY

A Presença foi fundada em 1960 por Francisco da Conceição Espadinha, um leitor compulsivo, decidido a construir uma editora. O seu sólido compromisso com a difusão da literatura em Portugal, potenciou o desenvolvimento do Grupo Editorial Presença, atualmente o terceiro maior a nível nacional.


Com um catálogo com mais de 3500 títulos, e autores de referência, tais como, Ken Follett, Raul Minh’alma, Valérie Perrin, Orhan Pamuk, Heather Morris, Alice Kellen, Kiera Cass ou J.K. Rowling, o Grupo Editorial Presença publica cerca de 300 novidades por ano. É composto por 4 chancelas na área não-escolar, cada uma com a sua linha editorial, segmento alvo e posicionamento específico. 


Por acreditarmos que os livros são um veículo fundamental para o desenvolvimento das crianças, e na promoção de hábitos de leitura para a vida, o Grupo Editorial Presença desafia os pequenos leitores a participarem no concurso escolar «Desenha a Mascote».

 

REGULAMENTO:

1. Regulamento:

Destinatários: Alunos que frequentem o 1.º Ciclo do Ensino Básico:

1.º e 2.º ano de escolaridade: Concurso «Desenha O Grufalão»;

3.º e 4.º ano de escolaridade: Concurso «Desenha O Wally».

 

2. Modalidade de Participação:

1.º e 2.º anos: Desenho da mascote d’O Grufalão, protagonista dos livros O Grufalão, de Axel Scheffler e Julia Donaldson;

3.º e 4.º anos: Desenho da mascote do Wally, protagonista da série de livros Onde Está o Wally?, de Martin Handford;

 

2.1. Os desenhos não deverão exceder uma página A4, em formato PDF.

 

3. Cada aluno poderá participar com 1 desenho.

 

4. Os desenhos a concurso deverão ser digitalizados e enviados para o endereço eletrónico apoio.cliente@presenca.pt, acompanhados pela seguinte informação:

  • nome completo do aluno e a sua idade;
  • nome completo do estabelecimento de ensino;
  • nome do/a professor/a e encarregado de educação responsável, os contactos telefónicos e de correio eletrónico.

Assunto específico do email:

  • «Desenha a Mascote – O Grufalão», caso o aluno seja do 1.º ou 2.º ano.
  • «Desenha a Mascote – Wally», caso o aluno seja do 3.º ou 4.º ano.

 

5. Os desenhos deverão ser enviados, por email, a partir das 00h00, de 13 de outubro, até às 23h59, de dia 31 de outubro 2025.

 

6. Os 4 melhores desenhos de cada concurso, pré-selecionados pelo Grupo Editorial Presença, serão publicados nas redes sociais da Jacarandá e da Presença, para votação. As votações decorrem de 8 a 16 de novembro 2025.

 

7. Será apurado 1 vencedor para o concurso d’O Grufalão, e 1 vencedor para o concurso do Wally. O melhor desenho será escolhido pelo público da Jacarandá (O Grufalão) e da Presença (Wally), nas redes sociais da Jacarandá e da Presença, respetivamente, tanto no Facebook como no Instagram.

 

8. O vencedor do concurso #DesenhaOGrufalão recebe os livros O Grufalão, A Filha do Grufalão, Os Terríveis Malvados, À Boleia com a Bruxa, Os Cinco Mais Feiosos, Zog, O Senhor Ramo e De Polo a PoloAs Aventuras de um Pinguin, assim como a biblioteca da sua escola. Toda a turma do vencedor recebe um brinde do Grufalão e o último livro da série.

 

9. O vencedor do concurso #DesenhaOWally recebe toda a série Wally, assim como a biblioteca da sua escola.  Toda a turma do vencedor recebe um brinde do Wally e o último livro da série.

 

10. Os vencedores serão anunciados até ao dia 18 de novembro de 2025, nas redes sociais da Jacarandá e Presença (Facebook e Instagram).

 

11. Os prémios serão entregues diretamente na escola durante o mês de dezembro 2025.