Carrinho

Ana Rodrigues Oliveira

Ana Rodrigues Oliveira

Doutorada em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e membro do Instituto de Estudos Medievais da mesma Faculdade, tem dedicado o seu trabalho de investigação à História Medieval (séculos XII-XV), em particular nos domínios da História Cultural e das Mentalidades.

Desenvolveu estudos nas áreas da Mulher, da Criança e do Quotidiano medieval e participou em vários seminários e congressos nacionais e internacionais.


Entre outros trabalhos, publicou As Representações da Mulher na Cronística Medieval Portuguesa, 2000 (tese de mestrado); A Criança na Socie - dade Medieval Portuguesa, 2007 (tese de douto - ramento); Rainhas Medievais de Portugal, 2010; «A criança», in História da Vida Privada em Portugal - Idade Média, 2010, e «A mulher», na mesma obra em coautoria; «Inês de Castro, uma vida em verso… até ao fim do Mundo», in Pedro e Inês - O Futuro do Passado, 2013; «Philippa of Lancaster: the Memory of a Model Queen», in Queenship in the Mediterranean, 2013; «A criança medieval: um ser inferior, indesejado e perturbador. Mito ou História?», in Representações do Mito na História e na Literatura, 2014; O Dia a Dia em Portugal na Idade Média, 2015; «D. Teresa de Leão e Castela - a que deu por casamento o Condado Portucalense», in Albergue, História e Património do Concelho de Albergaria-a-Velha, 2018; «Memory, Medicine and Childhood in Middle Age», in Imago Temporis, 13, 2019.

Ver todos os artigos