Carrinho

Sugestões de Leitura

Kingsbridge: o que ainda não sabes sobre a série mais popular de Ken Follett

Kingsbridge: o que ainda não sabes sobre a série mais popular de Ken Follett

Ken Follett está de regresso ao universo de Kingsbridge com O Amanhecer de Uma Nova Era, uma prequela para a sua trilogia de maior sucesso. Enquanto não pões as mãos no novo livro, que tal ficares a conhecer cinco curiosidades sobre esta série de romances históricos?

 

TUDO COMEÇOU COM UMA PAIXÃO INTENSA POR CATEDRAIS

 

Antes de se tornar escritor a tempo inteiro, Ken Follett trabalhou como repórter no jornal London Evening News. Um dia, uma reportagem levou-o à Catedral de Peterborough, no Reino Unido.

 

Não imaginava que, nesse preciso momento, desenvolvia uma paixão que viria influenciar decisivamente a sua carreira de romancista: visitar catedrais e ler livros sobre a Idade Média e as pessoas que construíram esses imponentes edifícios. Intrigava-o a razão pela qual homens e mulheres que pouco tinham faziam questão de gastar tanto dinheiro na construção de catedrais.

 

A certa altura, Ken Follett achou que seria boa ideia escrever uma história que explicasse como as catedrais se enquadravam na vida medieval e como as pessoas as construíam. O resultado foi publicado em 1989 sob o título Os Pilares da Terra.

Os-Pilares-da-Terra-Vol-1

 

KEN FOLLETT NÃO PLANEAVA ESCREVER UMA SEQUELA

 

Ken Follett já admitiu que, se imaginasse que viria a escrever uma sequela, teria planeado o primeiro livro de uma forma bem diferente. É que o enredo de Os Pilares da Terra se estende ao longo de mais de 50 anos, o que faz com que no final do livro a maioria dos personagens principais esteja muito velha ou mesmo morta.

 

Para o escritor também não fazia sentido escrever um novo livro sobre a construção de uma catedral, pois não pretendia repetir a fórmula do primeiro.

 

Ken Follett demorou a encontrar a sua sequência, mas, 18 anos depois da publicação do primeiro livro, lá se decidiu a lançar Um Mundo Sem Fim. Este livro regressa à cidade inglesa de Kingsbridge, 200 anos depois, e foca-se na forma como a Peste Negra afetou a região e os seus habitantes.

um mundo sem fim

 

 

TODOS OS LIVROS DE KINGSBRIDGE LEVARAM ANOS A PREPARAR

 

Com mais de 30 livros publicados, não se pode dizer que Ken Follett seja propriamente um escritor lento. No entanto, o autor levou o seu tempo com os livros da série Kingsbridge.

 

Follett admitiu que, geralmente, reserva um primeiro ano para se dedicar somente à pesquisa (só para Uma Coluna de Fogo, fez pesquisa em 228 livros), a partir da qual cria um esboço do romance.

KEN

 

 

Ao longo do segundo ano, escreve o primeiro rascunho. Este é enviado para os seus editores e para historiadores, que verificam os factos apresentados. Este rascunho é também partilhado com a família e os amigos. Ken Follett espera que estes façam o papel de críticos e lhe deem opiniões sobre o que leram.

 

Depois desta fase, o autor reúne todas as notas e reescreve o romance desde o início. Segundo ele, este processo permite-lhe pensar numa melhor seleção de palavras e construção de frases.

 

OS TRÊS PRIMEIROS LIVROS FORAM ADAPTADOS À TELEVISÃO

 

A obra de Ken Follett ganhou asas e vai além dos seus livros. Os Pilares da Terra, Um Mundo Sem Fim e Uma Coluna de Fogo podem também ser vistos no pequeno ecrã.

 

Os Pilares da Terra é uma minissérie de oito episódios, coproduzida pelo Canadá e pela Alemanha, que estreou em 2010 (em Portugal, em 2013). Conta com Donald Sutherland num dos principais papéis e até o próprio Ken Follett faz uma participação especial como ator.

 

Dois anos depois, estreou Um Mundo Sem Fim, mais uma minissérie, também com oito episódios, gravada entre a Hungria, a Áustria e a Eslováquia.

 

A mais recente adaptação a televisão é a de Uma Coluna de Fogo. Ken Follett já partilhou inclusivamente uma fotografia sua com uma das atrizes, no local de gravações, mas quanto a mais pormenores, estão ainda no segredo dos deuses.

 

AS ADAPTAÇÕES NÃO SE FICARAM PELA TELEVISÃO

 

Não é apenas ao ecrã que a série Kingsbridge tem sido adaptada. Fica a saber que Os Pilares da Terra e Uma Coluna de Fogo inspiraram a criação de musicais que já foram levados aos palcos da Dinamarca. A adaptação de Uma Coluna de Fogo até foi nomeada em quatro categorias nos Prémios Broadway World Denmark.

 

Por sua vez, em Espanha, a estreia da adaptação de Os Pilares da Terra para teatro musical foi adiada para 2021 devido ao atual contexto de pandemia.
A trilogia também chegou ao mundo dos jogos. O livro Os Pilares da Terra, por exemplo, foi adaptado a um videojogo interativo com mais de 200 cenários pintados à mão.

 

Os três livros existem ainda em versão de jogo de tabuleiro, para dois a quatro jogadores, e já arrecadaram vários prémios.


Será que Kingsbridge: O Amanhecer de Uma Nova Era, a prequela da história, também se estenderá além do papel?

o-amanhecer-de-uma-nova-era

 

Ver artigo original em Fnac aqui

VER SUGESTÕES DE LEITURA