Carrinho

Sugestões de Leitura

Entrevista com o «Psicólogo da Vida» Alexandre Machado

Entrevista com o «Psicólogo da Vida» Alexandre Machado

“Morremos literalmente mais depressa ou mais devagar quando não temos amor na nossa vida” - Neuropsicólogo Alexandre Machado

 

Alexandre Machado, neuropsicólogo, também especialista em Operações Psicológicas Militares, privou no seu percurso pessoal e profissional com personalidades como o neurocientista António Damásio, o empresário Belmiro de Azevedo e o Papa João Paulo II, mas também com figuras anónimas que lhe ensinaram o caminho para a felicidade. Sobre a vida, a ciência e a felicidade, constrói Alexandre Machado a matéria-prima para o seu livro Psicólogo da Vida (edição Manuscrito).

Obra onde o autor nos aponta cinco pilares para a construção de uma vida feliz: o amor, a humanidade, a vida, a mente e, surpreendentemente, a morte. Sobre cada um destes pilares fala-nos em entrevista este apaixonado por investigação científica em áreas como a Neuropsicologia e Análise Comportamental. Face à pergunta, “o que é a felicidade?”, devemos encontrar outra formulação, “o que te faz feliz?”. Para Alexandre Machado a resposta passa por abandonarmos um modelo de vida que nos está a afastar do essencial e a tornar-nos “máquinas” de produzir e consumir.

“As pessoas vivem encurraladas numa teoria do medo, com medo de não serem aceites, com medo de serem despedidas, medo do que pensam de si e por aí fora”, acrescenta o nosso interlocutor nesta conversa onde baila a perspetiva individual que nos faz únicos, mas também a global, enquanto humanidade: “a nossa compulsividade virou-nos contra nos próprios e contra o nosso planeta. temos de nos construir por dentro, tornar-nos mais solidários, mais cooperativos e menos competitivos”.

 

Entrevista na íntegra no artigo no SAPO

VER SUGESTÕES DE LEITURA