Carrinho

Agenda

Lançamento de «A Esquerda não É Woke»

Lançamento de «A Esquerda não É Woke»

No dia 7 de março, às 18h30, no auditório 3, da Fundação Calouste Gulbenkian, Susan Neiman, filósofa e autora do livro A Esquerda não É Woke, estará pela primeira vez em Portugal, para uma conversa com o comentador Ricardo Araújo Pereira.

Entrada livre.

Inscreva-se AQUI

 

SINOPSE DO LIVRO:

Se somos de esquerda, somos woke. Se somos woke, somos de esquerda.

Não, não é assim. E este erro é extremamente perigoso.

Neste livro, a autora, um dos nomes mais importantes da filosofia, demonstra que a sua tese tem origem na influência negativa de dois titãs do pensamento do século XXI, Michel Foucault e Carl Schmitt, cuja obra menosprezava as ideias de justiça e progresso e retratava a vida em sociedade como uma constante e eterna luta de «nós contra eles». Agora, há uma geração que foi educada com essa noção, que cresceu rodeada por uma cultura bem mais vasta, modelada pelas ideias implacáveis do neoliberalismo e da psicologia evolutiva, e quer mudar o mundo. Bem, talvez seja tempo de esta geração parar para pensar outra vez.

 

BIOGRAFIA:

Filósofa e escritora, Susan Neiman nasceu nos Estados Unidos da América. Formou-se em Filosofia, em Harvard, onde se doutorou sob a orientação de John Rawls e Stanley Cavell. Vencedora do prémio PEN com a memória que escreveu sobre os seus anos de mulher judia a viver em Berlim, na década de oitenta, foi professora assistente em Yale e, depois, professora associada na Universidade de Telavive, onde deu aulas de Filosofia. Em 2000, foi nomeada diretora do Einstein Forum, em Potsdam, na Alemanha.

VER AGENDA COMPLETA