Utilizamos cookies para lhe oferecer um serviço melhor. Continue a navegar ou saiba mais.


Adicionar ao carrinho

10,00 € 9,00 €

Relançamento
Nº na Coleção: 10
Data 1ª Edição: 24/12/1995
Nº de Edição: 11ª
ISBN: 978-972-23-6032-6
Nº de Páginas: 80
Dimensões: 150x230mm

Opiniões em Blogues

Adicionar à lista
Adicionado à lista:
Visualizações: 14568
Presente em:
36 listas de recomendações
26 listas de favoritos

 

Partilhar:
.
A Metamorfose
por Franz Kafka (Autor)

Franz Kafka é um dos mais carismáticos autores e também um dos mais influentes criadores da literatura contemporânea. Os temas que aborda centram-se em torno do absurdo, da alienação, da obsessão e da culpa, que geram nas suas personagens um sentimento de estranhamento. As suas obras, produzidas no contexto de correntes como o expressionismo, o surrealismo e o existencialismo, definem o que ainda hoje se considera como «literatura moderna», sendo Kafka considerado um precursor do realismo mágico.

A Metamorfose (1912), um relato sobre o estranho caso de um caixeiro-viajante, Gregor Samsa, que uma manhã acorda transformado num monstruoso insecto, é justamente apontada como uma obra do género fantástico e, em conjunto com o romance O Processo, é um dos seus livros mais célebres.

Contudo A Metamorfose tem suscitado inúmeras leituras sem nunca esgotar a sua legibilidade, como diria Borges, porque a sua escrita «é intemporal e, desta maneira, eterna».


Comentários:

5 de 5 membros gostaram do seguinte comentário:

"A Metamorfose de Kafka é muito mais do que um relato sobre a transformação de um humano num escaravelho é, sobretudo, o revelar dos sentimentos de compreensão versus incompreensão, fragilidade, frieza. No fundo, mostra-nos as várias facetas da condição e natureza humana.
Ao longo do conto, apercebemo-nos de que "os seus familiares são os seus próprios parasitas, pois exploram-no, devoram-no por dentro. Esta é a sua comichão de escaravelho em termos humanos" ª

Gregor, trabalhava e vivia com o intuito de sustentar a sua família e desde que se transforma num insecto, torna-se um incómodo. O egoísmo da sua família é tanto que, muitas vezes, apesar de Gregor se um humano transformado em escaravelho, as atitudes dos seus próximos fazem com que estes pareçam insectos disfarçados de pessoas.
Importa realçar um aspecto importante da vida de Franz Kafka que, talvez faça a "ponte" para "A Metamorfose".
Kafka foi "vítima" de uma educação autoritária por parte do seu pai, onde prevalecia a imposição sem questionamento, por oposição ao diálogo. Pode-se verificar estas questões de infância de Kafka no seu livro "Carta ao Pai" onde é feito uma reflexão sobre o relacionamento pai/filho, chegando a haver momentos de revolta contra o seu pai.
Ao escrever a metamorfose, por certo Kafka sentiu a sua pequenez perante o seu pai e ele próprio poderá ser o seu personagem principal: Gregor - o escaravelho.
"
colocado por Paula, em 08/1/2010
Gostou deste comentário? Sim Não