Utilizamos cookies para lhe oferecer um serviço melhor. Continue a navegar ou saiba mais.


Em busca do novo Potter

Cinema. Quatro Candidatos

Foi a saga mais lucrativa de sempre: oito filmes, quase 6 mil milhões de euros. Os estúdios de Hollywood querem encontrar o novo mega-sucesso juvenil.

As produtoras de cinema de todo o mundo andam desesperadamente à procura do sucessor de Harry Potter. Quem acertar na adaptação de livros juvenis cria um novo franchise para durar vários anos - e com a esperança de superar o recorde de oito filmes e 5,8 mil milhões de euros de receitas que transformaram a saga Harry Potter na série cinematográfica mais lucrativa da História. O primeiro candidato estreia em Portugal já a 22 de Março. The Hunger Games - Os Jogos da Fome adapta o primeiro volume da trilogia de bestsellers de ficção científica para adolescentes da americana Suzanne Collins, que esteve mais de 100 semanas na lista dos bestsellers do The New York Times.

Com Jennifer Lawrence, de 21 anos, revelada em 2010 com Despojos de Inverno, Os Jogos da Fome é a história de Katniss Everdeen, uma rapariga que substitui a irmã mais nova num jogo de violência disputado num futuro pós-apocalíptico. Está prevista a adaptação dos restantes capítulos da trilogia, Em Chamas e A Revolta. Os três livros estão publicados em Portugal pela Presença.

Mas há mais candidatos a novo Harry Potter. Os sete livros de aventura e fantasia The Wardstone Chronicles, do britânico Joseph Delaney, por exemplo. São também sobre um jovem aprendiz de feiticeiro, um miúdo de 13 anos, filho de agricultores, que exorciza fantasmas numa terra imaginária durante o século XVII. A gigante Warner Brothers começou a produzir The Seventh Son, o filme que adaptará o primeiro volume da colecção, com Ben Barnes - o príncipe Caspian de As Crónicas de Nárnia -, Jeff Bridges e Julianne Moore nos papéis principais.

Outro pretendente é a versão cinematográfica de The Night Circus, da escritora e ilustradora Erin Morgenstem, história de um circo fantasmagórico que existe apenas até ao nascer-do-sol. Só saiu nas livrarias dos EUA em Setembro mas os direitos de adaptação ao cinema já foram adquiridos por David Heyman - um dos produtores dos filmes de Potter.

Numa das últimas edições, a revista Lire alertou para um quarto pretendente de peso: Artemis Fowl, do irlandês Eoin Colfer, sobre um adolescente mestre do crime - Colfer chama aos seus livros "Die Hard com fadas" (Die Hard é a quadrilogia de acção com Bruce Willis). Estão publicados sete capítulos e o final, The Last Guardian, chega em Junho às livrarias. Já foram todos comprados pela Disney, com o primeiro filme a ser produzido este ano. 

Data de publicação: 23/2/2012
Fonte: Sábado
Jornalista: Pedro Marta Santos