Carrinho

Sugestões de Leitura

Saiba qual a sequência de todos os livros da coleção Harry Potter.

Saiba qual a sequência de todos os livros da coleção Harry Potter.

Escrito por J.K. Rowling, em 1990, a partir de uma ideia durante uma viagem de comboio entre Manchester e Londres, Harry Potter e a Pedra Filosofal deu início a um fenómeno global sem precedentes. Publicado originalmente em língua inglesa com uma tiragem de apenas 500 exemplares, Harry Potter e a Pedra Filosofal é o primeiro volume da multipremiada série Harry Potter, que no seu conjunto alcançou um recorde de vendas superior a 500 milhões de exemplares em todo o mundo — tendo sido traduzida para mais de 80 línguas e dando origem a oito grandes produções cinematográficas, uma produção teatral e muito mais.

 

Contrariamente à literatura realista, Harry Potter afirmou-se como uma nova tendência introduzindo o elemento fantástico e levando «as crianças a sonharem». Podemos falar numa era pré Harry Potter e pós Harry Potter, em Portugal e no mundo, que impulsionou toda a literatura fantástica.

 

Harry Potter e a Pedra Filosofal é o livro que determinou o destino de Harry Potter e criou uma nova geração de leitores e a maior legião de fãs que o mundo já viu.

 

A Editorial Presença é a editora responsável pela publicação de todos os livros da autoria de J.K. Rowling, em Portugal, desde o primeiro volume em 1999.

 

DESCONTO ESPECIAL: Entre 1 e 7 de fevereiro de 2021, estarão
disponíveis, com 30% de desconto, os volumes que integram a série Harry Potter, exceto novidades abrangidas pela lei do preço fixo (livros publicados há menos de 18 meses). Em exclusivo no website do Grupo Presença.

 

SEQUÊNCIA DE LEITURA DE ACORDO COM AS DATAS DE PUBLICAÇÃO DOS LIVROS:

 

 

 

 

 

 

 

  

OUTROS LIVROS DO UNIVERSO HARRY POTTER:

 

  • Harry Potter e a Criança Amaldiçoada (2016). Uma edição especial do guião da peça de teatro com o mesmo nome. Foi escrita por Jack Thorne com base na história de Rowling, e encenada por John Tiffany.

 

  • Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los (2017). A capa e as ilustrações foram concebidas pela dupla de designers gráficos constituída por Miraphora Mina e Eduardo Lima, também conhecidos como Minalima.

 

  • Monstros Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald (2018). A capa, ornamentada com elementos gráficos misteriosos, foi criada por MinaLima, a equipa responsável pelo design gráfico dos filmes das séries Harry Potter e Monstros Fantásticos. 

 

 

COLEÇÃO «BIBLIOTECA DE HOGWARTS»:

 

  • Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los (livro relançado em 2018). O compêndio clássico de criaturas mágicas da autoria de Newt Scamander, numa edição atualizada com seis novos monstros e prefácio do próprio Newt. 

 

  • O Quidditch Através dos Tempos (livro relançado em 2018). Para saberes de onde veio a Snitch Dourada, deves ler este livro, da autoria de Kennilworthy Whisp (personagem fictícia), um conhecido especialista em Quidditch. 

 

  • Os Contos de Beedle, O Bardo (livro relançado em 2018). Nova edição com cinco contos clássicos traduzidos a partir das runas antigas por Hermione Granger e complementados com comentários de Albus Dumbledore. Introdução, notas e ilustrações de J.K. Rowling. 

 

 

EDIÇÕES ILUSTRADAS E EM CAPA DURA:

 

  • Harry Potter e a Pedra Filosofal  – Edição Ilustrada (2015). O primeiro volume da série publicado numa edição de capa dura, com 100 incríveis ilustrações, da autoria do inglês Jim Kay, vencedor da Kate Greenway Medal.

 

  • Harry Potter e a Câmara dos Segredos – Edição Ilustrada (2016). O segundo livro da saga numa versão ilustrada pelo premiado artista britânico Jim Kay. As ilustrações mostram as personagens e algumas das cenas mais marcantes da história. 

 

  • Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban – Edição Ilustrada (2017). Versão ilustrada do terceiro livro da série clássica, repleta de momentos mágicos recriados visualmente pela arte inconfundível de Jim Kay.

 

 

  • Harry Potter e o Cálice de Fogo – Edição Ilustrada (2019). Nesta espetacular versão ilustrada do quarto volume da aclamada saga, o vencedor da Kate Greenway Medal, Jim Kay, recria as cenas com uma magia artística.

 

  • O Quidditch Através dos Tempos – Edição Ilustrada (2020). Versão ilustrada com grande imaginação por Emily Gravett, duas vezes vencedora da Kate Greenaway Medal. Com introdução de Albus Dumbledore.

 

  • Harry Potter e a Pedra Filosofal (MinaLima) – Edição Ilustrada (2020). Nesta espetacular nova edição interativa de Harry Potter e a Pedra Filosofal, o texto integral é acompanhado por ilustrações a cores e inclui uma carta desdobrável de Hogwarts. O design e ilustrações são da responsabilidade dos MinaLima - o premiado estúdio responsável pelo conceito visual dos filmes das séries Harry Potter e Monstros Fantásticos.

 

 

HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL 20 ANOS:

 

Em 2019, assinalou-se o 20º aniversário da publicação da edição portuguesa de Harry Potter e a Pedra Filosofal. A Editorial Presença publicou uma edição especial com ilustrações originais de Levi Pinfold alusivas às quatro equipas de Hogwarts. Esta edição reúne as obras originais dedicadas a Gryffindor, Hufflepuff, Ravenclaw e Slytherin, publicadas originalmente em língua inglesa pela Bloomsbury.

É a mesma edição, exatamente com o mesmo conteúdo, mas com quatro sobrecapas diferentes, que correspondem às quatro casas da Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts. Desta forma, os leitores podem escolher a sua sobrecapa preferida e vestir as cores da casa com a qual mais se identificam.

 

Identificação da cor das sobrecapas:

 

Cor encarnada – Gryffindor

Cor amarela – Hufflepuff

Cor azul – Ravenclaw

Cor verde - Slytherin

 

HARRY POTTER E A CÂMARA DOS SEGREDOS 20 ANOS:

 

À semelhança do primeiro volume, a Editorial Presença publicou, em 2020, uma edição comemorativa, alusiva ao 20º aniversário de Harry Potter e a Câmara dos Segredos, em Portugal. A edição reúne num só volume o conteúdo das obras originais dedicadas a Gryffindor, Hufflepuff, Ravenclaw e Slytherin, com quatro sobrecapas de cores diferentes, para os leitores poderem escolher o livro da equipa a que pertencem.

 

Identificação da cor das sobrecapas:

 

Cor encarnada – Gryffindor

Cor amarela – Hufflepuff

Cor azul – Ravenclaw

Cor verde – Slytherin

 

FILMES:

 

2001 - Lançamento do primeiro filme Harry Potter e a Pedra Filosofal. Sob a chancela da Warner Bros. contou com a realização de Chris Columbus e foi protagonizado por Daniel Radcliffe.

 

  • 2002 – Lançamento do filme Harry Potter e a Câmara dos Segredos. Realizado por Chris Columbus e distribuído pela Warner Bros.
  • 2004 - Lançamento do filme Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Realizado por Alfonso Cuarón, foi o último filme da saga que teve a banda sonora assinada por John Williams.
  • 2005 - Lançamento do filme Harry Potter e o Príncipe Misterioso. Realização de Mike Newell.
  • 2007 - Lançamento do filme Harry Potter e a Ordem da Fénix. O primeiro filme da saga com realização de David Yates.
  • 2009 - Lançamento do filme Harry Potter e o Príncipe Misterioso realizado por David Yates.
  • 2010 - Lançamento do filme Harry Potter e os Talismãs da Morte – parte 1.
  • 2011 - Lançamento do filme Harry Potter e os Talismãs da Morte – parte 2. Tendo em conta a complexidade do último livro da saga, os produtores decidiram contar a história em duas partes. Ambas as adaptações cinematográficas contaram com realização de David Yates.
  • 2016 - Lançamento do filme Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los. O argumento é assinado pela própria J.K. Rowling, que se estreou no papel de argumentista. Quase duas décadas depois da publicação do primeiro livro da série, o ator Eddie Redmayne, premiado com um óscar da Academia, encarna o protagonista desta história, o magizoólogo Newt Scamander, sob a direção de David Yates.
  • 2018 - Lançamento do filme Monstros Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald. Filmado nos estúdios da Warner Bros., onde foram feitos os filmes de Harry Potter durante uma década, Monstros Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald é o segundo filme da série, com argumento escrito por J.K. Rowling e realizado por David Yates.

 

E por aí, Feiticeiros, Muggles, e outras criaturas mágicas, qual é o vosso livro preferido neste universo fantástico do Harry Potter?

 

 

CURIOSIDADES PARA FÃS:

 

  • O nome completo de Harry Potter é Harry James Potter, o único filho de James e Lilly Potter.
  • O nome completo de J.K. Rowling é Joanne Kathleen Rowling. O nome da autora é, na verdade, Joanne Rowling. O Kathleen faz parte apenas do pseudónimo e foi escolhido em homenagem a sua avó Kathleen Rowling. 
  • Harry Potter nasceu a 31 de julho de 1980, em Godric’s Hollow.
  • J.K. Rowling e Harry Potter fazem anos no mesmo dia: 31 de julho.
  • J.K. Rowling é escritora desde os 6 anos. O seu primeiro livro chamava-se «Rabbit» (Coelho).
  • O número total de todos os livros de Harry Potter já vendidos é superior ao da população dos Estados Unidos da América.
  • No total, os sete livros têm mais de 3.300 páginas e mais de um milhão de palavras.

Ver todas as Sugestões de Leitura