Utilizamos cookies para lhe oferecer um serviço melhor. Continue a navegar ou saiba mais.
Adicionar autor aos favoritos
AUTOR:

Sara de Almeida Leite

Nacionalidade: Portugal

Biografia: Sara de Almeida Leite é doutorada em Estudos Portugueses, especialidade de Ensino do Português, mestre em Estudos Anglo-Portugueses e licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Português e Inglês. Fez a sua formação académica na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde também lecionou Literatura Portuguesa. É docente no Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC Lisboa) desde 1996 e tem publicado diversos artigos e livros sobre língua portuguesa e ensino da literatura. Trabalha ainda como consultora do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa e colabora nos programas radiofónicos Páginas de Português (Antena 2) e Língua de Todos (RDP África).
Seja o primeiro a comentar este autor
Citações:
  • «Muitas pessoas pensam que rúbrica e rubrica são palavras diferentes, com significados distintos. Acreditam que uma rúbrica designa uma assinatura breve, ao passo que uma rubrica é uma secção temática de um jornal ou revista, ou um programa curto dedicado a um tema específico. Porém, a verdade é que a palavra (supostamente esdrúxula) rúbrica não está consagrada nos dicionários, porque não «existe» oficialmente, por mais que os falantes insistam em usá-la.» | Sara de Almeida Leite em «Para acabar de vez com o mau português»
  • «O verbo haver serve, como o verbo fazer, para nos referirmos ao passado. Assim, são sinónimas as frases «Há dois anos ficou desempregado » e «Faz dois anos que ficou desempregado». Deste modo, tal como é desnecessário o uso da preposição atrás na segunda frase («Faz dois anos atrás que ficou desempregado»), ela também não faz falta na primeira («Há dois anos atrás ficou desempregado»).» | Sara de Almeida Leite em «Para acabar de vez com o mau português»