FECHAR

perm_identity Login
     Ajuda

LIVRO ADICIONADO A LISTA DE DESEJOS

OOPS, TEM QUE FAZER LOGIN PRIMEIRO

LIVRO ADICIONADO
NOVIDADES
PROMOÇÕES
perm_identity AUTORES
Apoio Escolar
Arte
Culinária e Vinhos
Dicionários
Ficção e Literatura
Gestão e Economia
História
Infantis-Juvenis
Lazer
Línguas Estrangeiras
Não Ficção e Ensaio
Pedagogia
Plantas e Animais
Religião, Espiritualidade e Auto-Ajuda
Saúde e Família
recent_actors  COLEÇÕES
library_books  SÉRIES
  PRESENÇA
  MANUSCRITO
  JACARANDÁ
  MARCADOR
library_books AJUDA
CONTACTOS
SAIR



VOLTAR INÍCIO AUTORES LUÍSA DUCLA SOARES
Luísa Ducla Soares
PORTUGAL


Luísa Ducla Soares nasceu em Lisboa em pleno verão, no dia 20 de Julho de 1939. A sua infância e juventude foi passada à beira Tejo, rio que admira e que considera um amigo inseparável.

Com 5 anos entrou para um colégio Inglês, aos 10 anos de idade começou a frequentar um colégio Francês. Descobriu a sua vocação para a poesia quando saiu da primária.
O curso de Letras foi a sua opção universitária e licenciou-se em Filologia Germânica. A sua atividade profissional iniciou-se em 1963 como tradutora, consultora literária e jornalista, vindo a ser diretora da revista de divulgação cultural ?Vida? (1971/2). Em 1976/8 foi adjunta do Gabinete do Ministro de Educação. A partir de 1979 passou a trabalhar na Biblioteca Nacional onde permaneceu 30 anos e foi assessora principal e responsável pela área de Informação Bibliográfica.
A sua dedicação vai para a literatura infantojuvenil onde já publicou mais de 100 livros e recebeu diversos prémios. Também escreveu 26 guiões televisivos para a série ?Alhos e Bugalhos?, uma série sobre a língua portuguesa.
Em 1973 a escritora Luísa Ducla Soares foi premiada com o Grande Prémio de Literatura Infantil Maria Amália Vaz de Carvalho, pelo livro A História da Papoila, mas por questões políticas, recusou essa distinção. Em 1986 o seu livro Seis Histórias de Encantar recebeu o Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para crianças. Em 1996 foi galardoada com o Grande Prémio Calouste Gulbenkian pelo conjunto da sua obra.
Fez a ?Página dos mais novos? no site da Presidência da Republica, no mandato de Daniel Sampaio. Em 1999 foi editado um CD com letras de sua autoria e musicadas por Suzana Ralha. O nome do CD é ?25?, por ter 25 canções e se enquadrar nas comemorações dos 25 anos da Revolução do 25 de Abril. A partir de então tem colaborado com diversos músicos.
Em 2004 foi nomeada para o Prémio Hans Christian Andersen.





FORMAS DE PAGAMENTO E SEGURANÇA