FECHAR

perm_identity Login
     Ajuda

LIVRO ADICIONADO A LISTA DE DESEJOS

OOPS, TEM QUE FAZER LOGIN PRIMEIRO

LIVRO ADICIONADO
NOVIDADES
PROMOÇÕES
perm_identity AUTORES
Apoio Escolar
Arte
Culinária e Vinhos
Dicionários
Ficção e Literatura
Gestão e Economia
História
Infantis-Juvenis
Lazer
Línguas Estrangeiras
Não Ficção e Ensaio
Pedagogia
Plantas e Animais
Religião, Espiritualidade e Auto-Ajuda
Saúde e Família
recent_actors  COLEÇÕES
library_books  SÉRIES
  PRESENÇA
  MANUSCRITO
  JACARANDÁ
  MARCADOR
library_books AJUDA
CONTACTOS
SAIR



VOLTAR INÍCIO AUTORES JOAQUIM FERNANDES
Joaquim Fernandes
PORTUGAL


Joaquim Fernandes, cofundador do Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência, (CTEC), da Universidade Fernando Pessoa, doutorou-se em História com uma tese sobre ?O Imaginário Extraterrestre na Cultura Portuguesa - do fim da Modernidade até meados do século XIX?, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a primeira da sua temática numa Academia portuguesa e europeia e editada sob o título ?Moradas Celestes? (ed. Âncora Editora, 2014).


Interessa-se particularmente pela antropologia religiosa comparada, com destaque para os fenómenos da religiosidade popular e da espiritualidade, mitos e cosmologias, e o debate entre ciência e religião.


É membro de vários organismos internacionais e coordenador internacional do ?MARIAN Project que estuda as dimensões culturais e científicas dos fenómenos religiosos e aparicionais, como Fátima, tema a que dedicou várias obras, em coautoria com Fina d?Armada, igualmente traduzidas para inglês, castelhano e francês.


Desde 1997 que tem promovido a realização de vários congressos internacionais subordinados ao título genérico de ?Fronteiras da Ciência?, na Universidade Fernando Pessoa. Colaborou na organização da conferência ?Ciência e Consciência? integrada no programa do ?Porto 2001, Capital Europeia da Cultura?.


Em 2008 publicou o seu primeiro romance histórico, ?O Cavaleiro da Ilha do Corvo?, a que se seguiram os ensaios ?O Grande Livro dos Portugueses Esquecidos?, ??Mundos, Mitos e medos - O Céu na Poesia Portuguesa?. No mesmo ano, apresentou na RTP2 a série temática Encontros Imediatos, dedicada ao fenómeno OVNI em Portugal. Em 2010 escreveu em coautoria o guião do telefilme A Noite do Fim do Mundo?, que retrata as reações em Portugal à aproximação do Cometa Halley, em 1910, integrado no ciclo dedicado ao Centenário da República Portuguesa programado pela RTP1. Para a RTP2, coordenou a série temática Encontros Imediatos, dedicada ao fenómeno OVNI em Portugal. Em 2014 publicou o seu segundo romance histórico As Curandeiras Chinesas. Um motim que abalou a I República? (ed. Gradiva). Publicou em 2015 a obra História Prodigiosa de Portugal. Mitos & Maravilhas?, que prossegue a linha de investigação da obra História Prodigiosa de Portugal. Mitos & Maravilhas (Quidnovi, 2012). O seu mais recente título ?Portugal Insólito? foi dado à estampa pela editora Manuscrito (2016). Foi autor do guião e da apresentação do documentário ?As Faces de Fátima?, produzido para o Canal História em 2017 e, no Porto Canal, coordenou a série ?Conversas do Centenário? dedicada aos eventos aparicionais de Fátima.


Está biografado no Dicionário das Personalidades Portuenses do século XX? (Porto Editora, 2001).

LIVROS DO AUTOR LIVROS DO AUTOR




FORMAS DE PAGAMENTO E SEGURANÇA