Utilizamos cookies para lhe oferecer um serviço melhor. Continue a navegar ou saiba mais.
Adicionar autor aos favoritos
AUTOR:

Inês Guimarães

Nacionalidade: Portugal

Biografia: nasceu em 1998 e encontra-se, atualmente, a frequentar a licenciatura em Matemática, na Universidade do Porto. É apaixonada por esta área científica e por resolver problemas desafiantes, tendo participado em várias competições ao longo do ensino básico e secundário, sendo de destacar as Olimpíadas Portuguesas da Matemática, onde obteve uma medalha de prata. No ano letivo 2017/2018, obteve a bolsa de iniciação científica «Novos Talentos em Matemática», promovida pela fundação Calouste Gulbenkian.


Quanto à vertente de comunicação científica, encontra-se ligada a vários projetos de divulgação da matemática, gerindo um canal no YouTube, intitulado «MathGurl», com mais de 1,5 milhões de visualizações e 50000 seguidores, cujo propósito é apresentar o lado cool e divertido desta ciência. Colabora com a empresa de inovação em educação Betweien, levando às escolas o espetáculo A Raiz do Problema, em conjunto com o cantor Paulo Sousa; escreveu o conto infantil A Terra da Mentemática para outro projeto direcionado ao 1º ciclo. Já participou em duas conferências TEDx, e foi nomeada para melhor youtuber de Ciência e Tecnologia no âmbito do evento YouFest Awards, em 2018.

Seja o primeiro a comentar este autor
Citações:
  • «Para alguns, esta área do saber é tão repugnante como molhar as mangas da camisola enquanto lavam as mãos; outros consideram a matemática algo tão agradável e pra­zeroso como a última parte de um Cornetto de chocolate. Contudo, são poucos, muito poucos, os que sabem aquilo que a matemática realmente é.» | Inês Guimarães, «Desafios matemáticos que te vão enlouquecer»
  • «Com o intuito de promover a higiene dentária, ou simplesmente para aliviar algum incómodo, alguém pediu palitos. A empregada trouxe um monte deles sem grandes demoras e eu decidi propor um quebra-cabeças ao Rui. Apesar de ele já me ter pagado uma caipirinha no início, dado que solucionei o desafio que ele me propôs, queria dei­xar bem clara a mensagem de que ninguém se devia meter comigo! » | Inês Guimarães, «Desafios matemáticos que te vão enlouquecer»
OBRAS